Notícias

Provas de Agregação do Prof. Paulo Catry

11 de Fevereiro, 2021

O Prof. Paulo Catry, professor auxiliar no ISPA e investigador no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, prestou no dia 11 de fevereiro provas de Agregação, tendo sido aprovado por unanimidade por um júri de especialistas, presidido pela Reitora do ISPA Professora Doutora Isabel Leal.

As provas decorreram ao longo de dois dias. O primeiro dia foi dedicado à análise e apreciação do Curriculum Vitae do candidato e à discussão de um Relatório, preparado pelo candidato, sobre o conteúdo e organização de uma unidade curricular da sua área de especialização. No segundo dia, o Prof. Paulo Catry proferiu uma palestra relacionada com o tema e unidade curricular apresentados no relatório.

O júri valorizou e deu grande destaque ao percurso profissional e académico do Prof. Paulo Catry como sendo excelente e exemplar do que deveria esperado dos investigadores desta área, um percurso que abrangeu 3 continentes, do Atlântico Norte aos mares sub-polares da América do Sul, passando pelas águas tropicais de África. O valor da sua investigação está espelhado na qualidade das revistas em publicou e no elevado número de vezes que os seus artigos têm sido citados. No seu relatório, o Prof. Paulo Catry apresentou uma unidade curricular dedicada à Biologia e Conservação de Aves e Tartarugas Marinhas. A sua Palestra, apresentada no segundo dia de provas, teve como título Viver no Oceano sem longe nem distância. Ao longo de uma hora, o Prof. Paulo Catry abordou a maneira como as aves marinhas se adaptaram à realidade desafiante que é viver no oceano, chegando a fazer migrações de várias dezenas de milhares de quilómetros até ao lado oposto do planeta, uma adaptação que o comportamento do Homem e as alterações climáticas estão a pôr em causa.

Outras notícias

ver todas