O seu browser não suporta JavaScript! Professora Cláudia Carvalho na PAIN | ISPA – Instituto Universitário
PT

Professora Cláudia Carvalho na PAIN

Professora Cláudia Carvalho na PAIN

A Professora Cláudia Carvalho foi entrevistada para a revista PAIN, da International Association for the Study of Pain, no seguimento do seu mais recente artigo científico sobre o uso de placebo honesto em doentes com lombalgia crónica.

 

Sendo o primeiro estudo que faz um follow-up de longa duração (5 anos) após uma intervenção com este tipo de placebo, verificou-se uma melhoria no grupo experimental de base de 40% em termos de alívio de dor, um número substancialmente superior em relação aos doentes do grupo de controlo (melhoria de 17%).

 

“A redução no uso de medicação para a dor é um objetivo atual na prática clínica. Estudos em vários países revelam que os médicos muitas vezes prescrevem placebos para aliviar a dor dos seus doentes. No entanto, esta abordagem é considerada antiética e pode sabotar a confiança necessária na relação médico-paciente. O uso de placebo honesto é uma estratégia transparente que pode ajudar a melhorar a eficácia pessoal em relação à dor e promover a adoção de comportamentos saudáveis e de autocuidado, levando assim a doentes mais envolvidos e a participar ativamente nos seus cuidados de saúde”, afirma a Professora do ISPA na entrevista.

 

Quase 5 anos após a publicação do estudo inicial, este continua a ser o output mais visitado da Revista PAIN e está no percentil 95 dos 16.356.381 outputs de investigação rastreados pelo AltmetricsFoi notícia na TIME, New York Times, The Guardian, CNN e até na Forbes.

 

Podem ler a entrevista completa aqui »

 

O mais recente artigo encontra-se disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33259459/

 

Consultem o estudo original em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27755279/