O seu browser não suporta JavaScript! Portugal Maior | ISPA – Instituto Universitário
PT

Portugal Maior

Encontro Internacional para o Envelhecimento Activo

ISPA - Instituto Universitário estará presente com um stand no evento: "Portugal Maior -  Encontro Internacional para o Envelhecimento Activo".

 

1º Encontro Internacional para o Envelhecimento Activo e Solidariedade entre Gerações de 5 a 9 de Dezembro na FIL.

 

Lisboa, 05 de Novembro de 2012 – De 5 a 9 de Dezembro realiza-se na FIL – Feira Internacional de Lisboa o Portugal Maior - 1º Encontro Internacional para o Envelhecimento Activo, o qual conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República Portuguesa.

 

Organizado pela AIP – Feiras Congressos e Eventos, em parceria com a Escola Superior de Educação João de Deus, licenciatura em Gerontologia, este é o primeiro evento de grande dimensão em Portugal que tem por objectivo permitir uma reflexão crítica, uma partilha de conhecimento e simultaneamente servir como plataforma de oportunidades de negócio para entidades e empresas que desenvolvem actividades para o target sénior (50+).

 

No âmbito do Portugal Maior terá lugar o maior Congresso de Geriatria e Gerontologia organizado em Portugal, consagrado à temática "Juventude e Maiores: envelhecimento activo e solidariedade intra e intergeracionalidade", e "O adoecer, a doença e o envelhecimento activo", que durante 4 dias reúne personalidades de reconhecido mérito nacional e internacional da Medicina, Sociologia, Psicologia, Psicoterapia entre outros. São mais de 60 comunicações num intenso intercâmbio de conhecimentos, teorias, experiências e saberes uni e transdisciplinares, na promoção de uma vida próspera e activa no idoso.

 

Para além do congresso, o Portugal Maior conta também com a realização do 1º Salão Internacional para o Envelhecimento Activo que tem como finalidade potenciar oportunidades de negócio e promover a aprendizagem e o emprego nas diferentes áreas: Alimentação, Saúde e Bem-estar, Bens de Equipamento e Consumo, Turismo, Desporto e Lazer e Tempos Livres, Apoio Social e Ensino, Formação e Empreendedorismo. Um espaço de interactividade e partilha de boas práticas para um envelhecimento activo, de apresentação de soluções inovadoras e de experimentação de produtos e equipamentos e simultaneamente um espaço de desporto, de lazer e de festa.

 

Na sociedade portuguesa o número de pessoas idosas tem crescido consideravelmente, apontando as estimativas que dentro de 30 anos 50% da população tenha mais de 50 anos. As previsões apontam para que, em 2050, a população portuguesa seja composta em 37,73% por pessoas com idades superiores a 65 anos, uma fatia da população que irá atingir os 2,95 milhões. 

 

De acordo com Miguel Comporta, director do Portugal Maior, “Quisemos com este certame reunir num só espaço todas as entidades e agentes em torno do interesse comum de proporcionar aos 50+ um envelhecimento activo numa sociedade multigeracional de forma plena segundo as suas necessidades específicas e potencialidades individuais”.

 

Ao visitar os pavilhões da FIL, profissionais e consumidor final, terão a oportunidade de encontrar novas soluções de produtos e serviços destinados à população sénior e que, por norma não estão facilmente acessíveis à maioria da população, e participar nos vários eventos que acontecem diariamente nos diferentes fóruns e em auditórios - workshops, demostrações, palestras, animação e festas…