O seu browser não suporta JavaScript! Estudo Independente Reconhece Prestígio do ISPA | ISPA – Instituto Universitário
PT

Estudo Independente Reconhece Prestígio do ISPA

Estudo Independente Reconhece Prestígio do ISPA
Estudo Independente Reconhece Prestígio do ISPA
Revista Sábado, Especial Ensino Superior, 25 de Junho de 2009

 

Prestígio

Fundado em 1962, o ISPA é pioneirono ensino, investigação e intervenção na área das ciências do comportamento. Desde então o seu projecto universitário tem merecido o reconhecimento e distinção das mais prestigiadas entidades nacionais e estrangeiras pela singularidade sua e excelência.

 

1977
O ISPA edita a “Análise psicológica” primeira publicação científica nacional na área da psicologia e desde então referência editorial na área.

1980
No inicio da década de 80 do século passado quando o ensino  da psicologia era ainda insipiente na restante rede universitária púbica o ISPA ministrava já cursos de pós-graduação, mestrados e formação avançada em parceria com algumas das melhores universidades europeias(Université de Provence - França; Centre de Recherches et D'Etudes Freudiennes - Université Paris X; Kingston University - U.K.; Université de Rennes; Université Paris VII; Regent’s College – School of Psychotherapy and Counselling U.K.; Universidade de Essen - Alemanha; Universidade de Barcelona - Espanha; Universidade de Massachusetts – Lowell, EUA; Université Strasbourg - França, University of Bristol, U.K.)

 

Desde então o ISPA tem sido a instituição de ensino superior com a mais vasta e abrangente oferta formativa pós-graduada e especializada em Portugal no âmbito das ciências do comportamento incluindo o comportamento animal (Etologia).

 

2002
Em 2002, fruto do protocolo de parceria com a Universidade Nova de Lisboa o ISPA passou a ministrar, conjuntamente, o programa doutoral em Psicologia Aplicadae, a partir de 2009, a conceder em associação o grau de doutor em Ciências da Educação (3º ciclo).

 

2006
Em 2006, no quadro da nova organização introduzida pelo processo de Bolonha, a licenciatura do ISPA, conjuntamente com as congérenes das Universidades de Lisboa, Coimbra, Porto e Minho, foi adequada ao formato de mestrado integrado, sendo assim uma das 5 licenciaturas em Portugal a cumprir os requisitos exigidos para esta adequação.

 

1998, 2010
No final da década de 90 do século passado, com a generalização do processo de avaliação do ensino superior da responsabilidade da então Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior – CNAES, a licenciatura em psicologia aplicada do ISPA foi continuadamente reconhecida como uma das três melhores licenciaturasnesta área do conhecimento.

 

Em 2009 foi aprovado em Conselho de Ministros o Diploma que consagra a conversão do ISPA em Instituto Universitárioconstituindo novo marco histórico no desenvolvimento do ISPA que viu assim reconhecida, mais uma vez, a excelência da sua matriz institucional.

 

Em 2010, já no âmbito do novo regime de avaliação e acreditação do ensino superior o ISPA viu acreditados preliminarmente pela Agencia de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior – A3ES todos os cursos conducentes a grau académico (licenciaturas, mestrados e doutoramentos) facto que reforça a sua singularidade no panorama do ensino superior particular.

 

Com um projecto científico e pedagógico abrangente o ISPA, para além de Licenciaturas (1º Ciclo), Mestrados (2º Ciclos) e Pós-Graduações passou a organizar programas doutorais próprios (atribuindo autonomamente e em consequência o grau de Doutor a partir de 2009/2010) e a conferir grau académico noutros âmbitos científicos, em particular nas ciências da vida, com a entrada em funcionamento da licenciatura em Biologia (1º ciclo) em 2010/2011 e do Mestrado em Biologia Marinha e Conservação (2º ciclo)recentemente acreditado pela A3ES a iniciar em 2012/13

 

O ISPA tem visto reconhecido de forma continuada a excelência das suas actividades de I&D merecendo as suas unidades de investigação na área das ciências do comportamento e ciências biológicas as mais altas classificações da Fundação para a Ciência e Tecnologia – FCT e de entidades internacionais. Os seus docentes e investigadores participam em relevantes actividades de consultoria e projetos de intervençãonos mais diversos domínios e integram prestigiados painéis científicos internacionais.

 

Com a mais vasta comunidade de diplomados e profissionais de psicologia em Portugal o ISPA é uma referência incontornável na afirmação da representação social e na produção e transferência de conhecimento nesta área. Esta realidade tem sido sucessivamente relevada por especialistas e profissionais em estudos independentes pela sociedade civil e em relatórios de estudo e de conjuntura da responsabilidade de entidades de regulação e supervisão profissional e de organismos públicos.