O seu browser não suporta JavaScript! Centro de Biociências | ISPA – Instituto Universitário
PT

Centro de Biociências

Criação de Nova Estrutura do ISPA

O Centro de Biociências é uma estrutura do ISPA destinada a articular as actividades de ensino, investigação aplicada, realização de estudos, pareceres, etc. e de divulgação do conhecimento na área da Biologia. Do ponto de vista científico é uma estrutura apoiada pela Unidade de Investigação em Eco-Etologia, uma Unidade das Ciências do Mar financiada pela FCT e que teve a classificação de Excelente na avaliação efectuada recentemente às unidades de I & D. Apesar da unidade ter a sua investigação predominantemente centrada na área das ciências do mar e, em sentido lato, na biologia aquática, o Centro de Biociências realiza a sua actividade de educação, formação e prestação de serviços em múltiplas vertentes da Biologia Aplicada.

No domínio da biologia aquática, o Centro está preparado para fazer caracterização físico-química dos habitats aquáticos, macroinvertebrados e ictiofauna (para a qual dispõe de meios de pesca eléctrica), bem como recuperação de habitats e reprodução ex-situ de peixes.

Está igualmente apto a realizar estudos no meio marinho, dispondo de 2 embarcações e um ROV e de biólogos com grande experiencia de mergulho, realização de censos visuais de peixes e de caracterização de povoamentos.

No plano dos estudos aplicados ao ordenamento e conservação o Centro está preparado para caracterizar a flora e fauna terrestres, proceder a trabalhos de monitorização e colaborar na realização de estudos de impacto.

O laboratório de genética do Centro de Biociências está preparado para realizar a identificação de especies através de marcadores moleculares para um largo espectro de organismos (a partir de pequenas amostras), realizar sexagem de aves e proceder à caracterização da diversidade genética de populações animais e vegetais.

Para além das actividades de prestação de serviços actualmente em alargamento o Centro está fortemente empenhado em contribuir para o ensino das ciências biológicas, nomeadamente através de acções de formação de professores dos diversos níveis de ensino. Adicionalmente pretende realizar cursos e workshops sobre temas específicos ou técnicas de investigação, para estudantes e profissionais, e promover acções de divulgação e debate de temas biológicos abertas a toda a comunidade.

Este centro tem como director o Professor Vítor Almada.

Para mais detalhes sobre áreas de acção, actividades e iniciativas do Centro de Biociências, consultar:

http://www.ispa.pt/centrodebiociencias