O seu browser não suporta JavaScript! Biociências | ISPA – Instituto Universitário
PT

Biociências

Apresentação do Curso

As Neurociências Cognitivas e Comportamentais são uma área emergente do conhecimento que tem como objeto as bases biológicas da cognição e do comportamento, focando-se em particular no papel do sistema nervoso nestes processos psicológicos. Envolve uma articulação entre um sólido domínio da Psicologia, nomeadamente no âmbito do estudo dos processos cognitivos e emocionais, uma compreensão clara da organização e funcionamento do sistema nervoso, bem como dos princípios e conceitos fundamentais da Biologia. Devido à multiplicidade de conhecimentos envolvidos, este plano de estudos tem um carácter interdisciplinar, integrando conceitos, teorias e técnicas das Neurociências com conhecimentos e teorias que emergem da Psicologia e da Biologia.

 

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O mestrado tem a duração de 2 anos/4 semestres letivos, correspondendo a um total de 120 ECTS.

 

1º Ano: frequência de unidades curriculares
2º Ano: Estágio curricular e elaboração de uma Dissertação original.

 

Processo (A3ES) NCE/14/01021  

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série).

Objectivos do Curso

Este Mestrado tem um carácter interdisciplinar e encontra-se organizado em dois ramos:

 

  • O Ramo Aplicado, que permite aos estudantes a aquisição de competências de intervenção aplicadas a contextos profissionais, com acesso a conhecimentos aprofundados nesta área em contextos de doença (nomeadamente nas áreas das Perturbações Neurodesenvolvimentais, Neurodegenerativas ou na Psicofarmacologia). Este ramo é dirigido a profissionais da área das Ciências da Saúde, permitindo uma maior eficiência no seu exercício profissional;

 

  • O Ramo Fundamental, que privilegia o desenvolvimento de competências para a prática da investigação científica, fornecendo uma sólida formação interdisciplinar e uma forte componente de metodologias de investigação que potenciam o desenvolvimento de uma carreira de investigação científica nesta área, quer académica quer na indústria biomédica.

 

Mais informação sobre o Plano de Estudos.

 

Destinatários

Podem candidatar-se titulares do grau de licenciatura organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha ou pré-Bolonha nos domínios das Ciências do Comportamento, nomeadamente Psicologia, Ciências da Vida e da Saúde ou áreas afins.

 

Realça-se que este ciclo de estudos não habilita para a prática profissional independente como psicólogo.

Parceria ISPA - ICS/UCP

O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e  o ISPA – Instituto Universitário, duas das Instituições com maior tradição no panorama do Ensino Superior português, associam-se como parceiros estratégicos criando um consórcio para a área da Neuropsicologia e das Neurociências.

Esta parceria assenta na partilha de sinergias, quer ao nível dos recursos humanos (particularmente de docentes altamente qualificados e com formações complementares), quer ao nível de recursos técnicos (como laboratórios de referência, sistema de monitorização de vídeo, electro encefalografia, entre outros).

 

Do compromisso das duas Instituições num projeto de ensino, investigação e intervenção social de excelência resulta uma das melhores ofertas formativas da Europa nesta área. 

Local de realização do curso

ISPA – Instituto Universitário

Rua Jardim do Tabaco, 34
1149 - 041 Lisboa

 

Instituto de Ciências da Saúde | Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima | 1649-023 Lisboa

Contatos

ISPA – Instituto Universitário
Rua Jardim do Tabaco, nº 34 - 1149-041 Lisboa
Tel. (+351) 218 811 700/ Fax: (+351) 218 860 954
info@ispa.pt | www.ispa.pt


Instituto de Ciências da Saúde | Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima | 1649-023 Lisboa
Telef. 217 214 147| Fax: 217 263 980
saude@lisboa.ucp.pt | www.ics.lisboa.ucp.pt

Apresentação do Curso

Este programa doutoral, que resulta de uma parceria entre o ISPA e a Universidade Nova de Lisboa, pretende produzir um grupo de doutorados em ciências biológicas, em particular em biologia fundamental, de alto nível, competitivo internacionalmente, e capaz de vir a corresponder às necessidades futuras do país na criação de massa crítica e, consequentemente, de ciência de alta qualidade. Para tal o programa propõe-se expor alunos de campos científicos variados (biologia, bioquímica, física, matemática), a um conjunto de módulos curriculares que perpassam toda a biologia, tanto do ponto de vista conceptual como do ponto de vista tecnológico, do nível molecular às populações, do milissegundo à escala geológica. Este treino será dado por um grupo de investigadores ativos em todas estas áreas, residentes no Instituto Gulbenkian de Ciência e outras instituições parceiras assim como convidados provenientes de instituições de investigação de todo o mundo. No final deste ciclo, os alunos desenvolverão as suas teses em laboratórios no IGC.

 

Mais informação disponível em http://wwwpt.igc.gulbenkian.pt/pages/facilities.php/A=232___collection=article 

Objectivos do Curso

Uma forte componente prática, aliada ao ambiente de investigação vivido no IGC são garante de um ambiente intelectualmente estimulante e propiciador de condições ótimas para a reflexão, aprendizagem, desenvolvimento de conhecimentos e capacidade crítica, fundamentais à prossecução de uma tese e de uma carreira científica. Os alunos adquirirão vastos conhecimentos sobre biologia como disciplina, da sua história à investigação de ponta em desenvolvimento, hoje, através do globo. Munidos destes conhecimentos, de forte capacidade analítica e crítica, e de uma cultura de rigor e dedicação, os alunos terão todas as condições para triunfar no mercado de trabalho, em particular no meio académico.

Apresentação do Curso

Para além de ser pioneira em Portugal, a Licenciatura em Bioinformática garante uma formação sólida e multidisciplinar que combina conhecimentos nas áreas da biologia, da matemática e da informática e, ainda, competências práticas de aplicação da tecnologia à resolução de problemas científicos complexos. A componente de formação teórica e metodológica prepara os alunos para o trabalho em ambiente académico e de investigação, enquanto que a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos permitirá uma integração rápida e produtiva na indústria.

A Licenciatura abre perspetivas de carreira nas tecnologias de informação nas áreas de programação, redes e bases de dados e de investigação científica nos campos da genómica, exploração de dados biológicos, aprendizagem automática, modelagem e simulação.

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Processo (A3ES) NCE/13/00496.

Plano de estudos (D. R. 2.ª Série)

Direcção do Curso

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O Ciclo de Estudos tem a duração de 6 semestres lectivos, correspondendo a um total de 180 ECTS.

 

O ISPA proporciona aos seus estudantes a oportunidade de frequência de programas de mobilidade e intercâmbio, ao abrigo de um vasto conjunto de protocolos de colaboração com universidades internacionais de referência, em particular no espaço europeu, na América do norte e Brasil.

 

A conclusão deste Ciclo de Estudos confere o grau de Licenciado em Bioinformática e permite o acesso a ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre (2ºs ciclos).

Objectivos do Curso

Pretende-se fornecer uma formação diversificada e equilibrada no campo multidisciplinar da Bioinformática, com o objetivo de formar profissionais altamente qualificados que combinem: Bons conhecimentos nas áreas da biologia e ciências da vida; uma boa preparação teórica em matemática e ciências da computação; e o desenvolvimento de fortes competências práticas na aplicação de ferramentas e metodologias tecnológicas à resolução de problemas complexos de processamento e análise de grandes quantidades de dados e modelação de fenómenos biológicos. A componente de formação teórica e metodológica deverá preparar os alunos para o trabalho em ambiente académico e de investigação. O destaque na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do ciclo de estudos deverá permitir uma integração rápida e produtiva em ambientes de trabalho académicos ou na indústria.

 

Destacamos:

1. Desenvolver uma postura profissional autónoma, responsável, crítica e ética.

2. Compreender e integrar os conceitos da biologia necessários à realização de projetos bioinformática em contextos de investigação.

3. Dominar os métodos de análise estatística de dados experimentais e a interpretação dos resultados obtidos.

4. Compreender as noções fundamentais da conceção, projeto e realização da investigação científica.

5. Compreender e aplicar as ferramentas, métodos e tecnologias estudados de forma efetiva.

6. Desenvolver o sentido crítico na análise dos métodos e ferramentas disponíveis, que permita a avaliação rigorosa das suas qualidades, limitações e âmbito de aplicação.

7. Dominar o processo de conceção, desenho, desenvolvimento e manutenção de sistemas informáticos em ambiente de operação real.

8. Comunicar as conclusões dos trabalhos efetuados assim como os pressupostos teóricos e metodológicos subjacentes de forma clara e profissional.

Saídas Profissionais e Estruturas de Intervenção

Instituições de investigação públicas ou privadas, Universidades, escolas, laboratórios, autarquias e outros organismos estatais, Indústria farmacêutica, investigação clínica, biotecnológica, agroalimentar e florestal. Empresas tecnológicas, de desenvolvimento de software, consultoras, análise de dados nos sectores de serviços e financeiros.

Vagas, Calendários e Propinas

Calendário Letivo
Vagas de Acesso por Concurso/Regime de candidatura

Bioinformática nos Media

Mais informações

Telefone para mais informações

E-mail para mais informações

Programa Internacional de Doutoramento em Neurociências (em parceria com F. Champalimaud e UNOVA)
Programa Internacional de Doutoramento em Neurociências

Apresentação do Curso

No âmbito da parceria recentemente estabelecida com a Fundação Champalimaud o ISPA passou a ser uma instituição participante do programa de Doutoramento em Neurociências conferindo o grau conjuntamente com a Universidade Nova de Lisboa.

 

O principal objectivo do Programa Internacional de Doutoramento em Neurociências (PIDN) é conferir aos doutorandos um vasto conjunto de competências necessárias à condução de investigação científica de topo na área das Neurociências. Para tal, o programa divide-se entre um ano inicial de formação intensiva e, na fase seguinte, o desenvolvimento de projecto de investigação que conduzirá à submissão de uma tese de Doutoramento. A formação inicial tem como objectivo construir alicerces para o desenvolvimento posterior do trabalho inovador e interdisciplinar em Neurociências, básica ou aplicada, focalizando-se nos sistemas neuronais que estão na base do comportamento observável. Para além da formação teórica (aulas e seminários), dá-se grande destaque ao ensino prático que se desenrola em grupo com o objectivo de fomentar o trabalho em equipa. Globalmente, o PIDN tem como objectivo a aquisição de cultura científica e de investigação, baseada em autonomia de pensamento e de iniciativa, abertura e cooperação. 

 

Mais informações em: http://neuro.fchampalimaud.org/en/education/phd-programme-indp/

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O Ciclo de Estudos de doutoramento tem a duração de 4 anos/8 semestres, a que correspondem 240 ECTS.

 

Processo (A3ES) NCE/12/00101

Objectivos do Curso

Pretende-se que os estudantes adquiram as seguintes competências:

- Capacidade de compreender a organização básica e o funcionamento do sistema nervoso, a nível molecular, celular e de sistemas;

- Aquisição de familiaridade com as diferentes técnicas que são usadas na neurociência actual;

- Domínio, em profundidade, de um tema especifico de investigação de cada estudante, incluindo o estado da arte e uma capacidade de integrar e avaliar criticamente os resultados científicos sobre o tema;

- Capacidade de formular um projecto de investigação, de planear e seguir os passos necessários para gerar resultados, e capacidade de interpretá-los e avaliá-los no contexto dos objectivos do projecto;

- Capacidade de desenvolver pensamento crítico, curiosidade, independência científica e um espírito de colaboração com os seus pares;

- Capacidade de comunicar com colegas, com a comunidade científica e com o resto da sociedade.    

Apresentação do Curso

Este Curso pretende fornecer formação avançada nas teorias e métodos de estudo e análise das principais áreas de investigação em Biologia do Comportamento nas quais o ISPA comprovadamente tem competências de excelência, nomeadamente: a neuroendocrinologia e o desenvolvimento ontogenético do comportamento; a ecologia comportamental e a conservação; o comportamento como fator de evolução; e o comportamento e bem-estar animal. Este ciclo de estudos promove o desenvolvimento de competências de aprofundamento teórico e análise crítica, a aprendizagem de técnicas avançadas de estudo tanto em laboratório como no campo e a realização de trabalhos de investigação originais para apresentação em forma de artigo ou “poster” científico, em apresentações orais em reuniões científicas ou em reuniões com decisores, gestores ou financiadores de ciência. O MARE, classificado com Excelente na última avaliação da FCT, suporta o presente ciclo de estudos integrando os seus elementos doutorados nas UCs do curso.

 

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES):

Processo (A3ES) NCE/12/01366.

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série).

 

Direcção do Curso

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O Ciclo de Estudos de doutoramento tem a duração de 4 anos/8 semestres, a que correspondem 240 ECTS. Este Ciclo de Estudos integra a) um curso doutoral, a que correspondem 60 ECTS, cuja conclusão confere um diploma de Estudos Aprofundados em Biologia do Comportamento, b) a elaboração de uma dissertação original, baseada em trabalho de investigação, correspondente a 180 ECTS. A conclusão do Ciclo de Estudos confere o grau de Doutor. 

Objectivos do Curso

Pretende-se que os estudantes adquiram as seguintes competências:

  • Compreender e integrar de modo aprofundado as principais teorias da Biologia moderna e utilizar de forma profissional e competente os principais métodos e técnicas, em particular as referentes à Biologia do Comportamento.
  • Dominar a análise estatística avançada de dados ecológicos, evolutivos, comportamentais e genéticos e a interpretação dos resultados obtidos.
  • Conceber, projetar, adaptar e realizar investigação científica em Biologia do Comportamento, respeitando os princípios éticos subjacentes ao processo de investigação e ao uso de animais em experimentação.
  • Comunicar de forma clara e profissional a públicos diversos desde cientistas, aos diferentes membros da comunidade académica, decisores, gestores e ao público em geral, as conclusões dos trabalhos efetuados assim como os pressupostos teóricos e metodológicos subjacentes.

Vagas, Calendários e Propinas

Calendário de Acesso e Ingresso (apresentação de candidaturas) 

Calendário Letivo

Valores de Inscrição e Propinas

Contacte-nos

Linha Azul: 808 101 717

e-mail: candidaturas@ispa.pt

Mais informações

Telefone para mais informações

E-mail para mais informações

Apresentação do Curso

Este inovador ciclo de estudos oferece uma sólida formação de base teórica em Biologia Marinha e em Conservação dos Ecossistemas Marinhos, áreas centrais de investigação dos membros da equipa docente do curso. Desta forma, o conhecimento gerado no âmbito da investigação de excelência no ISPA nestas áreas do conhecimento, em concreto no âmbito do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, uma unidade de investigação na área do mar que reúne mais de 400 investigadores de seis universidades portuguesas, recentemente classificada como “Excelente” na última avaliação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), é traduzido num plano de curso centrado para o fornecimento de competências que permitam uma completa e integrada compreensão do funcionamento dos ecossistemas marinhos.

Mas para além da sólida formação teórica, é preocupação central deste ciclo de estudos o contacto com a prática. O ISPA trabalha há muitos anos em estreita articulação com instituições públicas, empresas e organizações não-governamentais com ação na área da conservação marinha, tendo os estudos de base que justificaram a criação do Parque Marinho Professor Luiz Saldanha no Parque Natural da Arrábida, sido realizados pelo ISPA. Esta componente aplicada da gestão dos ecossistemas marinhos é suportada pelo Centro de Biociências do ISPA, sendo uma mais-valia deste curso quando comparado com outros similares existentes em Portugal permitindo aos estudantes aplicar os seus conhecimentos na prática durante os dois anos de formação do mestrado.

 

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) NCE/11/01741.

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série).

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O Mestrado em Biologia Marinha e Conservação tem a duração 4 semestres letivos, correspondendo a um total de 120 ECTS.

O ISPA proporciona aos seus estudantes a oportunidade de frequência de programas de mobilidade e intercâmbio, ao abrigo de um vasto conjunto de protocolos de colaboração com universidades internacionais de referência, em particular no espaço europeu, na América do Norte e Brasil. Existe ainda uma forte ligação a empresas, institutos e outras organizações através de protocolos para a realização do Estágio no 2º ano.

A conclusão deste Ciclo de Estudos confere o grau de Mestre em Biologia Marinha e Conservação e possibilita a candidatura ao 3º ciclo via académica (Doutoramento) ou profissionalizante.

Objectivos do Curso

Este ciclo de estudos fornece uma formação especializada em Biologia Marinha e Conservação dos Ecossistemas Marinhos integrando as principais teorias e métodos de estudo e análise com uma abordagem prática às problemáticas da gestão dando em opção dois perfis no 2º ano com maior peso para: 

i) uma componente aplicada integrando os alunos em empresas, institutos ou organizações com quem o ISPA estabelece protocolos e realizando o seu estágio nas mesmas;

 

ii) uma componente científica e de desenvolvimento de trabalho de investigação. 

Este ciclo de estudos promove o desenvolvimento de competências de aprofundamento teórico e análise crítica, a aprendizagem de técnicas avançadas de estudo em laboratório e no campo e a realização de trabalhos científicos originais e estudos aplicados à biologia marinha e conservação.

São objetivos específicos do Mestrado em Biologia Marinha e Conservação:

1. Compreender e integrar de modo aprofundado as principais teorias da Biologia Marinha e da Conservação de Ecossistemas e utilizar de forma profissional e competente os principais métodos e técnicas;

2. Compreender os fenómenos biológicos de base que influenciam os processos ecológicos marinhos e as suas implicações para as estratégias de conservação;

3. Dominar a análise estatística avançada de dados ecológicos e a interpretação dos resultados obtidos;

4. Conceber, projetar, adaptar e realizar investigação científica em Biologia Marinha e Conservação, respeitando os princípios éticos subjacentes ao processo de investigação e ao uso de animais em experimentação;

5. Comunicar as conclusões dos trabalhos efetuados assim como os pressupostos teóricos e metodológicos subjacentes de forma clara e profissional a públicos diversos: cientistas, decisores, gestores e ao público em geral;

6. Transmitir e promover o conhecimento científico e a sua integração no contexto social e cultural.

Saídas Profissionais e Estruturas de Intervenção

Quadros de institutos, empresas ou organizações não-governamentais na área do ambiente e da conservação, empresários, investigadores ou técnicos especializados, carreira docente universitária, professores do ensino básico e secundário.

Horário do Curso

Diurno.

Destinatários

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Biologia Marinha e Conservação os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Biologia ou áreas similares, nomeadamente Ciências do Ambiente, Taxonomia, Botânica, Genética, Engenharia Zootécnica.

 

Course information in English Click here »»

Vagas, Calendários e Propinas

Calendário de Acesso e Ingresso (apresentação de candidaturas)

Calendário Letivo
Vagas de Acesso por Concurso/Regime de candidatura

Mais informações

Telefone para mais informações

E-mail para mais informações

Apresentação do Curso

Sendo a influência da Biologia nas sociedades contemporâneas cada vez mais presente em múltiplas vertentes, a aquisição de conhecimentos teóricos sólidos antes de uma eventual especialização é central para a formação dos Biólogos. O plano de estudos do curso de Biologia do ISPA reflecte essa preocupação fornecendo um vasto enquadramento teórico nas principais áreas da Biologia, mas dá igualmente ênfase à importância da aplicação desses conhecimentos, apresentando desde o primeiro ano unidades curriculares de Iniciação à Investigação Científica tendo os estudantes a oportunidade de participar em projectos de investigação. O corpo docente é especializado em múltiplas áreas da Biologia e encontra-se integrado no MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Este centro de investigação na área do mar, que reúne mais de 400 investigadores de seis universidades portuguesas, obteve a classificação de Excelente na última avaliação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pretende ser uma instituição líder no domínio científico e inovação ao serviço do desenvolvimento económico e social, focando-se na implementação de políticas públicas e diretivas europeias e nos desafios das sociedades atuais. O curso conta também com o apoio do Centro de Biociências cuja actividade se encontra dirigida para a prestação de serviços, ensino e formação da Biologia a vários níveis.

 

A recente avaliação externa, realizada em 2016, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) reconheceu a qualidade da licenciatura em biologia do ISPA destacando, em particular, a qualificação do corpo docente, a investigação realizada e a integração dos seus estudantes (>> saiba mais)

 

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) CEF/0910/12652;

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série).

Direcção do Curso

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O Ciclo de Estudos tem a duração de 6 semestres lectivos, correspondendo a um total de 180 ECTS.

 

O ISPA proporciona aos seus estudantes a oportunidade de frequência de programas de mobilidade e intercâmbio, ao abrigo de um vasto conjunto de protocolos de colaboração com universidades internacionais de referência, em particular no espaço europeu, na América do norte e Brasil.

 

A conclusão deste Ciclo de Estudos confere o grau de Licenciado em Biologia e permite o acesso a ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre (2ºs ciclos).

Objectivos do Curso

Este curso proporciona aos estudantes uma formação sólida de Biologia geral, com uma introdução ao trabalho científico logo no primeiro ano lectivo. Tem também como um dos seus objectivos garantir um ensino que respeite as regras do bem-estar animal, recorrendo sempre que possível às novas tecnologias para evitar o sacrifício injustificado de animais. O seu plano de estudo engloba de uma forma equilibrada as vertentes laboratoriais e de trabalho de campo, tanto em ambientes marinhos como terrestres. O curso está concebido para apoiar tanto os estudantes que querem seguir carreiras académicas e de investigação, como aqueles que pretendem seguir uma carreira profissionais mais aplicada como técnicos, quadros ou empresários. Encontram-se em preparação vários segundos ciclos e um programa doutoral que permitam aos estudantes continuam a sua formação avançada no ISPA.

Saídas Profissionais e Estruturas de Intervenção

Funções:
Professores, investigadores, técnicos, quadros ou empresários em empresas e serviços.

 

Principais tipos de empregadores:
Universidades, escolas, laboratórios, autarquias e outros organismos estatais, empresas de impacte ambiental, consultoria e serviços na área do ambiente e /ou biotecnologia, empresas de turismo ambiental ou eco-turismo, organismos públicos e privados na áreas da saúde, ciências forenses, gestão ambiental, ordenamento do território, exploração sustentada de recursos naturais, produção animal e vegetal, controle da qualidade alimentar, etc.

Horário do Curso

Diurno.

Vagas, Calendários e Propinas

Contacta-nos

Linha Azul: 808 101 717

e-mail: candidaturas@ispa.pt

e-mail: biologia@ispa.pt

Segue-nos no facebook

Mais Informações

E-mail para mais informações