O seu browser não suporta JavaScript! Psicologia | ISPA – Instituto Universitário
PT

Psicologia

Apresentação do Curso

O Mestrado em Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento tem como principal objetivo o aprofundamento de modelos, teorias e técnicas, quer da Psicologia do Desenvolvimento, quer da Psicopatologia do Desenvolvimento.

 

Pretende-se que os estudantes desenvolvam um pensamento crítico e reflexivo sobre o desenvolvimento humano, apropriando-se de modelos teóricos e dados empíricos relevantes, que permitam aprofundar a compreensão de trajetórias desenvolvimentais adaptativas e desadaptativas. Estes conhecimentos devem sustentar as práticas de avaliação, prevenção e intervenção nos diferentes contextos de desenvolvimento, comtemplando a relação entre os padrões de funcionamento psicológico em cada etapa do desenvolvimento, o suporte neuropsicológico e os aspetos relacionais.

 

Pretende-se ainda que os estudantes sejam dotados da capacidade de projetar, conduzir e avaliar pesquisas científicas aplicadas, que lhes permitam estabelecer a ligação entre a prática e a ciência.

 

Este Mestrado pretende formar psicólogos especialistas em Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento com conhecimentos sólidos de modelos teóricos e dados empíricos relevantes, que sustentem práticas de avaliação, prevenção e intervenção nos diferentes contextos de desenvolvimento. Deste modo, o estudante deverá:

 

1. Adquirir e aprofundar conhecimentos relativos aos principais modelos de compreensão dos processos típicos e atípicos do desenvolvimento.

2. Adquirir competências que permitam compreender e analisar criticamente os dados da investigação enquadrada por modelos teóricos

3. Adquirir a capacidade de aplicar os conhecimentos científicos e as competências analíticas à prática na área da prevenção e da intervenção.

4. Adquirir competências que permitam projetar, conduzir e avaliar pesquisas científicas aplicadas e fundamentais.

5. Adquirir competências para delinear projetos de prevenção e de intervenção em diferentes contextos de desenvolvimento.

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) NCE_18_0000149

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série)

Plano de Estudos »

 

 

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O Ciclo de Estudos tem a duração de 2 anos/4 semestres letivos, correspondendo a um total de 120 ECTS. A conclusão deste Ciclo de Estudos confere o grau de Mestre em Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento.

 

Habilita para a prática autónoma da Psicologia, desde que titular de uma licenciatura (1º ciclo) em Ciências Psicológicas ou Psicologia e cumpridos os requisitos exigidos pela Ordem dos Psicólogos.

 

O ISPA proporciona aos seus estudantes oportunidades de mobilidade académica que lhes permitem a obtenção de créditos e/ou a realização de trabalhos de investigação da Europa e resto do mundo.

Apresentação do Curso

Este mestrado pretende formar profissionais independentes para a prática da psicologia forense nas suas diversas dimensões, como o apoio às forças policiais e aos tribunais, a avaliação psicológica em contexto forense, incluindo a avaliação de ofensores e vítimas, e o planeamento, seleção e aplicação de intervenções psicológicas nos diversos contextos e problemáticas da justiça (e.g., violência doméstica, delinquência juvenil), dotando os alunos de conhecimentos teóricos e multidisciplinares que os preparam para o contexto forense.

 

Na intervenção com ofensores os psicólogos forenses trabalham nas prisões, centros educativos, na reinserção social e eventualmente em hospitais. Na intervenção com vítimas trabalham em associações de apoio à vitima (e.g. APAV, CPCJ’s) e hospitais. Na avaliação de vítimas, ofensores e testemunhas de crime, trabalham no Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, em escritórios de advogados, nos tribunais e nas forças policiais.

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) NCE_18_0000149

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série)

 

 

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O Ciclo de Estudos tem a duração de 2 anos/4 semestres letivos, correspondendo a um total de 120 ECTS. A conclusão deste Ciclo de Estudos confere o grau de Mestre em Psicologia Forense.

 

Habilita para a prática autónoma da Psicologia, desde que titular de uma licenciatura (1º ciclo) em Ciências Psicológicas ou Psicologia e cumpridos os requisitos exigidos pela Ordem dos Psicólogos.

 

O ISPA proporciona aos seus estudantes oportunidades de mobilidade académica que lhes permitem a obtenção de créditos e/ou a realização de trabalhos de investigação da Europa e resto do mundo.

Estágios

As oportunidades de estágios em contexto forense, contemplam desde a avaliação e intervenção a vítimas de crime (e.g. APAV; CPCJ’s), até propostas mais diretamente ligadas com perícias (e.g., Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses) e intervenção com ofensores (e.g. Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais).

Mais informações

Telefone para mais informações

E-mail para mais informações

Apresentação do Curso

A Neuropsicologia tem como objetivo o estudo e compreensão das relações entre sistema nervoso e comportamento, fornecendo ferramentas para sua avaliação e técnicas para a intervenção, integradas num quadro fenomenológico da Psicologia. É cada vez mais uma área fundamental de intervenção em diversos contextos.

 

A Neuropsicologia é uma área da Psicologia que trabalha com inputs e em interface com muitas áreas, nomeadamente as neurociências, a neurologia, a psicologia clínica ou a psiquiatria, permitindo  corresponder às necessidades colocadas pela sociedade em vários domínios, nomeadamente pessoas com disfunção cerebral em qualquer fase da vida, e necessidades daí recorrentes de avaliação e  reabilitação. 

 

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O mestrado tem a duração de 2 anos/4 semestres letivos, correspondendo a um total de 120 ECTS.

 

1º Ano: frequência de unidades curriculares
2º Ano: Estágio curricular e elaboração de uma Dissertação original.

 

 

Processo (A3ES) NCE/14/01986

Objectivos do Curso

Este Mestrado permite aos estudantes adquirir:
 

  • Bases aprofundadas para o estudo e compreensão das relações entre cérebro e comportamento;
  • Conhecimentos de síndromes neuropsicológicas, teoria neuropsicológica, testes neuropsicológicos, neuroanatomia, doenças neurológicas e lesão cerebral e défice, etc;
  • Conhecimentos e competências de consulta, avaliação e intervenção neuropsicológicas, relevantes para a prática clinica;
  • Capacidade de problematizar e procurar soluções conceptuais e metodológicas para uma melhor compreensão da relação entre funcionamento cerebral e funções cognitivas;
  • Desenvolver competências de investigação em Neuropsicologia.

Destinatários

Destinado especificamente a licenciados em Psicologia, o programa visa preparar para a prática profissional independente como psicólogo. Trata-se de uma formação diferenciada que prepara os estudantes para trabalharem na área da Neuropsicologia, tendo em conta o normativo legal de acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses previsto na Lei 57/2008 de 4 de Setembro bem como as recomendações presentes no European Diploma in Psychology / European Framework for Psychologists' Training

Parceria ISPA - ICS/UCP

O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e o ISPA – Instituto Universitário, duas das Instituições com maior tradição no panorama do Ensino Superior português, associam-se como parceiros estratégicos criando um consórcio para a área da Neuropsicologia e das Neurociências.

 

Esta parceria assenta na partilha de sinergias, quer ao nível dos recursos humanos (particularmente de docentes altamente qualificados e com formações complementares), quer ao nível de recursos técnicos (como laboratórios de referência, sistema de monitorização de vídeo, electro encefalografia, entre outros).

 

Do compromisso das duas Instituições num projeto de ensino, investigação e intervenção social de excelência resulta uma das melhores ofertas formativas da Europa nesta área. 

Local de realização do curso

Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa

Palma de Cima | 1649-023 Lisboa

Contatos

Instituto de Ciências da Saúde |Universidade Católica Portuguesa

Palma de Cima | 1649-023 Lisboa
Telef. 217 214 147| Fax: 217 263 980
saude@lisboa.ucp.pt | www.ics.lisboa.ucp.pt

 

ISPA – Instituto Universitário
Rua Jardim do Tabaco, nº 34 - 1149-041 Lisboa 
Tel. (+351) 218 811 700/ Fax: (+351) 218 860 954
info@ispa.pt | www.ispa.pt

Programa de Doutoramento-FCT em Psicologia Social (em parceria com ISCTE)
Programa de Doutoramento-FCT em Psicologia Social

Apresentação do Curso

The Lisbon PhD in Social Psychology (LiSP) is an FCT-funded doctoral program that brings together the three existing Doctoral programs in Social psychology in Lisbon (from ISPA and ISCTE-IUL and University of Lisbon).

Doing a PhD within LiSP

LiSP will function as a federation of three existing doctoral programmes. Thus, even though a student who is part of LiSP may benefit from the infrastructures and scientific events of all institutions, he/she must be officially part of one of the three existing PhD programs (ULisboa, ISPA or ISCTE). That choice determines the institution that awards the degree and to whom the fees are paid.

Student profiles

LiSP wishes to attract individuals who are willing to conduct research in the field of social psychology. Successful applicants will be those who show the highest potential as graduate students and who will most likely contribute to the development of knowledge in social psychology, either academically or professionally. Most of the potential candidates will be found among those who have a national or international, master degree in Psychology. However, applicants with a background in related fields such as economy, sociology etc., aiming to complete their scientific skills with knowledge derived from the social psychological theories and methods will also be considered.

Applications

First: Choose your advisor (read the Faculty and Researcher CV)
Second: Contact by email the possible advisor in order to develop a project
Third: Check the dates for application to the program and go to the university of your advisor in order to enroll in the program.
Four: Wait. You will be contact about your application in October.

 

To apply check the information at ISPA Doctoral Programme in Psychology. click here »

 

For more information about specificities of the LISP program click here »

Aim of a PhD in Social Psychology

1) Social Psychology is a scientific area providing consistent scientific responses in forefront areas of the study of individual and collective behavior

 

2) It provides you with the opportunity to specialize in a scientific area that has inspired and continues to inspire other areas such as economy, political science and marketing and is now changing our views about health and education, influencing related policies

 

3) Social Psychology addresses the most pressing issues of modern changing societies: conflicts in diverse societies and within the new international dynamics, how people accept and conform to the existence of social inequalities, socially critical decision making in asymmetrical contexts.

Psicologia-Ciências Psicológicas
Prémio de Psicologia - Atribuido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Apresentação do Curso

A licenciatura em Ciências  Psicológicas (1º ciclo) é parte integrante do Mestrado Integrado em Psicologia e confere aos estudantes  um conjunto de conhecimentos e competências nas áreas básicas da Psicologia permitindo o contacto com as principais teorias e métodos desta disciplina e áreas científicas afins, indispensáveis a uma compreensão global e integrada do comportamento humano, habilitando para a utilização crítica do conhecimento e para a pesquisa, na observância de exigências éticas próprias da Psicologia.

 

A Licenciatura em ciências Psicológicas (1º ciclo do Mestrado Integrado em Psicologia) permite o prosseguimento de estudos de mestrado (no ãmbito do Mestrado Integrado em Psicologia), numa das suas três áreas de especialização: Psicologia Clínica, Psicologia Educacional, Psicologia Social e das Organizações ou o acesso a outro ciclo de estudos de mestrado (2.º ciclo) na área da psicologia ou noutra área de estudos.

O acesso e o exercício autónomo da psicologia pressupõe uma formação de nivel superior de 5 anos (1.º + 2.º ciclos) nesta área do conhecimento e o cumprimento dos restantes requisitos definidos pela Ordem dos Psicólogos.

 

A formação em Psicologia do ISPA é consonante com o Projecto Europeu do Diploma de Psicologia e com as formações em Psicologia ministradas na grande maioria dos países europeus.

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) CEF/0910/12682.

 

Processo (A3ES) ACEF/1112/12682

Despacho de Adequação do Ciclo de Estudos

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série)

 

Direcção do Curso

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O plano de estudos da licenciatura em Ciências Psicológicas têm a duração de 3 anos/6 semestres curriculares (180 ECTS).

 

O ISPA proporciona aos seus estudantes a oportunidade de frequência de programas de mobilidade e intercâmbio, ao abrigo de um vasto conjunto de protocolos de colaboração com universidades internacionais de referência, em particular no espaço europeu, na América do norte e Brasil.

 

Objectivos do Curso

O curso respeita as orientações do grupo de trabalho, nomeado ministerialmente, para definir os “conteúdos mínimos” dos cursos da área da Psicologia em Portugal, em que, desde o início, o ISPA esteve representado. Respeita também as orientações do Diploma Europeu de Psicologia.

 

O curso tem como objectivo geral a qualificação profissional de Psicólogos em conformidade com o EuroPsy/Diploma Europeu de Psicólogo.

Saídas Profissionais e Estruturas de Intervenção

Entre as entidades empregadoras contam-se nomeadamente empresas, hospitais, serviços de saúde públicos e privados, serviços de segurança, e assistência social, estabelecimentos de ensino, serviços prisionais e de reinserção social, órgãos de administração central e local, empresas e organizações de solidariedade e apoio social, entre outros.

Horário do Curso

Diurno ou Pós-laboral

Vagas, Calendários, Propinas

Calendário de Acesso e Ingresso (apresentação de candidaturas)

Calendário Letivo

Valores de Inscrição e Propina

Vagas de Acesso por Concurso/Regime de candidatura

Estágios

 

Mais informações

Telefone para mais informações

E-mail para mais informações

Psicologia - especialização em Psicologia Clínica
Prémio de Psicologia - Atribuido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Apresentação do Curso

O mestrado em Psicologia na área da Psicologia Clinica confere uma formação avançada nesta área do conhecimento e permite o exercício profissional autónomo de psicologia nos casos em que exista a titularidade de um licenciatura em Psicologia/Ciências Psicológicas e se cumpram  os demais requisitos definidos pela Ordem dos Psicólogos.

 

A formação avançada em Psicologia Clinica do ISPA é consonante com o Projecto Europeu do Diploma de Psicologia e com as formações de nivel superior em Psicologia ministradas na grande maioria dos países europeus.

 

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) ACEF/1112/12682

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série)

Despacho de Adequação do Ciclo de Estudos

 

 

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O plano de estudos tem a duração de 2 anos/4 semestres curriculares (120 ECTS).

 

O ISPA proporciona aos seus estudantes a oportunidade de frequência de programas de mobilidade e intercâmbio, ao abrigo de um vasto conjunto de protocolos de colaboração com universidades internacionais de referência, em particular no espaço europeu, na América do norte e Brasil.

Objectivos do Curso

O ciclo de estudos respeita as orientações do grupo de trabalho, nomeado ministerialmente, para definir os “conteúdos mínimos” dos cursos da área da Psicologia em Portugal, em que, desde o início, o ISPA esteve representado. Respeita também as orientações do Diploma Europeu de Psicologia.

 

O ciclo de estudos tem como objectivo geral a qualificação profissional de Psicólogos para atribuição do EuroPsy/Diploma Europeu de Psicólogo. A concessão do grau de mestre pressupõe a demonstração das seguintes competências fundamentais:

  • Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível em que:
    • Sustentando-se nos conhecimentos obtidos ao nível do 1.º ciclo, os desenvolva e aprofunde;
    • Permitam e constituam a base de desenvolvimentos e ou aplicações originais, nomeadamente em contexto de investigação;
  • Saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo.
  • Possuir capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem.
  • Ser capazes de comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.
  • Possuir competências de aprendizagem que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.

Saídas Profissionais e Estruturas de Intervenção

Entre as entidades empregadoras contam-se nomeadamente empresas, hospitais, serviços de saúde públicos e privados, serviços de segurança, e assistência social, estabelecimentos de ensino, serviços prisionais e de reinserção social, órgãos de administração central e local, empresas e organizações de solidariedade e apoio social, entre outros.

Pós-Graduação em Psicocriminologia

Para proporcionar aos alunos do Mestrado Integrado em Psicologia do ISPA uma formação especializada numa área do conhecimento atual, com elevada pertinência social e que releva o papel do psicólogo nos diversos contextos jurídico legais, foi criada uma Pós-Graduação em Psicocriminologia.

 

Num contexto caracterizado por uma difícil conjuntura socio-económica e pela emergência de novos fenómenos e manifestações de criminalidade torna-se particularmente pertinente o contributo de técnicos especializados na área da Psicocriminologia, no sentido de responder às necessidades crescentes do sistema de justiça dos seus agentes e instituições. A Pós-Graduação permite aos alunos do Mestrado Integrado em Psicologia a simultânea obtenção de conhecimentos especializados em Psicocriminologia e um diploma que o confirma.

 

Para mais informações: http://www.ispa.pt/pagina/psicocriminologia

Mais informações

Telefone para mais informações

E-mail para mais informações

Apresentação do Curso

O mestrado em Psicologia na área da Psicologia Social e das Organizações confere uma formação avançada nesta área do conhecimento e permite o exercício profissional autónomo de psicologia nos casos em que exista a titularidade de um licenciatura em Psicologia/Ciências Psicológicas e se cumpram  os demais requisitos definidos pela Ordem dos Psicólogos.

 

A formação avançada em Psicologia Social e das Organizações do ISPA é consonante com o Projecto Europeu do Diploma de Psicologia e com as formações de nivel superior em Psicologia ministradas na grande maioria dos países europeus.

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) ACEF/1112/12682

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série)

Despacho de Adequação do Ciclo de Estudos

 

 

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O plano de estudos tem a duração de 2 anos/4 semestres curriculares (120 ECTS).

 

O ISPA proporciona aos seus estudantes a oportunidade de frequência de programas de mobilidade e intercâmbio, ao abrigo de um vasto conjunto de protocolos de colaboração com universidades internacionais de referência, em particular no espaço europeu, na América do norte e Brasil.

Objectivos do Curso

O ciclo de estudos respeita as orientações do grupo de trabalho, nomeado ministerialmente, para definir os “conteúdos mínimos” dos cursos da área da Psicologia em Portugal, em que, desde o início, o ISPA esteve representado. Respeita também as orientações do Diploma Europeu de Psicologia.

 

O ciclo de estudos tem como objectivo geral a qualificação profissional de Psicólogos em conformidade com o EuroPsy/Diploma Europeu de Psicólogo. A concessão do grau de mestre pressupõe a demonstração das seguintes competências fundamentais.

  • Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível em que:
    • Sustentando-se nos conhecimentos obtidos ao nível do 1.º ciclo, os desenvolva e aprofunde;
    • Permitam e constituam a base de desenvolvimentos e ou aplicações originais, nomeadamente em contexto de investigação;
  • Saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo.
  • Possuir capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem.
  • Ser capazes de comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.
  • Possuir competências de aprendizagem que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.

Saídas Profissionais e Estruturas de Intervenção

Entre as entidades empregadoras contam-se nomeadamente empresas, hospitais, serviços de saúde públicos e privados, serviços de segurança, e assistência social, estabelecimentos de ensino, serviços prisionais e de reinserção social, órgãos de administração central e local, empresas e organizações de solidariedade e apoio social, entre outros.

Mais informações

Telefone para mais informações

E-mail para mais informações

Psicologia - especialização Psicologia Educacional
Prémio de Psicologia - Atribuido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Apresentação do Curso

O mestrado em Psicologia na área da Psicologia educacional confere uma formação avançada nesta área do conhecimento e permite o exercício profissional autónomo de psicologia nos casos em que exista a titularidade de um licenciatura em Psicologia/Ciências Psicológicas e se cumpram  os demais requisitos definidos pela Ordem dos Psicólogos.

 

A formação avançada em Psicologia Educacional do ISPA é consonante com o Projecto Europeu do Diploma de Psicologia e com as formações de nivel superior em Psicologia ministradas na grande maioria dos países europeus.

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) ACEF/1112/12682

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série)

Despacho de Adequação do Ciclo de Estudos

 

 

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O plano de estudos tem a duração de 2 anos/4 semestres curriculares (120 ECTS).

 

O ISPA proporciona aos seus estudantes a oportunidade de frequência de programas de mobilidade e intercâmbio, ao abrigo de um vasto conjunto de protocolos de colaboração com universidades internacionais de referência, em particular no espaço europeu, na América do norte e Brasil.

Objectivos do Curso

O ciclo de estudos respeita as orientações do grupo de trabalho, nomeado ministerialmente, para definir os “conteúdos mínimos” dos cursos da área da Psicologia em Portugal, em que, desde o início, o ISPA esteve representado. Respeita também as orientações do Diploma Europeu de Psicologia.

 

O ciclo de estudos tem como objectivo geral a qualificação profissional de Psicólogos para atribuição do EuroPsy/Diploma Europeu de Psicólogo. A concessão do grau de mestre pressupõe a demonstração das seguintes competências fundamentais:

  • Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível em que:
    • Sustentando-se nos conhecimentos obtidos ao nível do 1.º ciclo, os desenvolva e aprofunde;
    • Permitam e constituam a base de desenvolvimentos e ou aplicações originais, nomeadamente em contexto de investigação;
  • Saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo.
  • Possuir capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem.
  • Ser capazes de comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.
  • Possuir competências de aprendizagem que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.

Saídas Profissionais e Estruturas de Intervenção

Entre as entidades empregadoras contam-se nomeadamente empresas, hospitais, serviços de saúde públicos e privados, serviços de segurança, e assistência social, estabelecimentos de ensino, serviços prisionais e de reinserção social, órgãos de administração central e local, empresas e organizações de solidariedade e apoio social, entre outros.

Mais informações

Telefone para mais informações

E-mail para mais informações

Doutoramento em Psicologia
Prémio de Psicologia - Atribuido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Apresentação do Curso

O ISPA - Instituto Universitário oferece ao nível do 3º ciclo um programa de doutoramento em Psicologia que contempla as principais áreas de especialização desta área do conhecimento:

  • Psicologia Cognitiva
  • Psicologia do Desenvolvimento
  • Psicologia Educacional
  • Psicologia Social
  • Psicologia das Organizações
  • Psicologia Clínica
  • Psicologia da Saúde
  • Psicologia Comunitária
  • Psicanálise
  • Psicobiologia

Este programa, com um elevado nível de internacionalização, pauta-se por exigentes critérios de qualidade académica e científica, sendo os projectos de investigação dos alunos do programa enquadrados pelas unidades de I&D do Instituto. O corpo docente é constituído por professores do ISPA, assim como por professores visitantes de outras Universidades nacionais e internacionais com quem o Instituto mantém laços de cooperação quer ao nível da docência, quer ao nível da investigação.

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) ACEF/1112/12687.

Despacho de Adequação do Ciclo de Estudos.

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série).

 

 

Direcção do Curso

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O Ciclo de Estudos de doutoramento tem a duração de 3 anos/6 semestres, a que correspondem 180 ECTS. Este Ciclo de Estudos integra a) um curso doutoral, a que correspondem 60 ECTS, cuja conclusão confere um diploma de Estudos Aprofundados em Psicologia, b) a elaboração de uma dissertação original, baseada em trabalho de investigação, correspondente a 120 ECTS. A conclusão do Ciclo de Estudos confere o grau de Doutor numa das áreas de especialização do Ciclo de Estudos.

Objectivos do Curso

Pretende-se que os estudantes adquiram as seguintes competências:

  1. Ser capaz de compreender de uma forma aprofundada e reflectir criticamente sobre:
    • As teorias e modelos da Psicologia, em particular de um dos seus ramos de especialidade;
    • Os métodos da Psicologia;
    • As técnicas de análise de dados.
  2. Ser capaz de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas.
  3. Ser capaz de conceber, projectar, adaptar e realizar investigação científica em psicologia, em particular num dos seus ramos de especialidade, respeitando os princípios éticos que devem pautar a realização da investigação.
  4. Ser capaz de comunicar de uma forma clara, tanto a públicos constituídos pelos seus pares, restante comunidade académica e a sociedade em geral, as conclusões dos trabalhos efectuados numa área de especialidade assim como os pressupostos teóricos e metodológicos subjacentes.
  5. Ser capaz de promover em contexto académico, assim como noutros contextos, o progresso científico, social e cultural.

Vagas; Calendários e Propinas

Calendário de Acesso e Ingresso (apresentação de candidaturas) 

Calendário Letivo

Valores de Inscrição e Propinas

Contacte-nos

Linha Azul: 808 101 717

e-mail: candidaturas@ispa.pt 

Mais informações

Telefone para mais informações

E-mail para mais informações

Psicologia da Saúde
Prémio de Psicologia - Atribuido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Apresentação do Curso

A Psicologia da Saúde é, desde os anos oitenta, uma das áreas de aplicação mais dinâmicas da Psicologia, quer do ponto de vista da intervenção Clínica e directa em Hospitais, Centros de Saúde e outras estruturas similares, quer do ponto de vista da investigação. A Psicologia da Saúde pode ser definida como a agregação dos contributos educacionais, científicos e profissionais, específicos da disciplina da Psicologia para:

A promoção e manutenção da saúde;

A prevenção e tratamento das doenças;

A identificação dos correlatos etiológicos e diagnósticos com a saúde, doença e disfunções associadas;

A análise e melhoria do sistema de cuidados de saúde e definição da política da saúde.

Este extenso território, que ultrapassa largamente as doenças (incluindo as designadas doenças mentais) e o processo de adoecer, inscreve-se numa perspectiva holística da saúde e perfilhando modelos sócio-ecológicos, possibilita que os campos da saúde, ou sejam, o comportamento humano, o meio ambiente, a biologia e o sistema de cuidados de saúde, sejam o estimulante palco de formação desta nossa proposta de um 2º ciclo em Psicologia de Saúde.

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) ACEF/1112/12677 

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série).

Despacho de Adequação do Ciclo de Estudos.

Direcção do Curso

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O Ciclo de Estudos tem a duração de 2 anos/4 semestres lectivos, correspondendo a um total de 120 ECTS. A conclusão deste Ciclo de Estudos confere o grau de Mestre em Psicologia da Saúde.

 

Habilita para a prática autónoma da Psicologia, desde que titular de uma licenciatura (1º ciclo) em Ciências Psicológicas ou Psicologia e cumpridos os requisitos exigidos pela Ordem dos Psicólogos.

 

O ISPA proporciona aos seus estudantes oportunidades de mobilidade académica que lhes permitem a obtenção de créditos e/ou a realização de trabalhos de investigação da Europa e resto do mundo.

 

Vagas, Calendários e Propinas

Calendário Letivo
Vagas de Acesso por Concurso/Regime de candidatura

Mais informações

Telefone para mais informações

E-mail para mais informações