O seu browser não suporta JavaScript! Teatro terapêutico em foco | ISPA – Instituto Universitário
PT

Teatro terapêutico em foco

Teatro terapêutico em foco
Conferência "Teatro terapêutico em foco" - João Silva e Nuno Salema
João Silva e Nuno Salema

Quinta, Novembro 26, 2015 - 18:30

Quinta, Novembro 26, 2015 - 19:30


Salão nobre do ISPA

No âmbito das comemorações dos 10 anos de existência do dISPArTeatro, irá realizar-se uma Conferência subordinada ao tema Teatro terapêutico em foco, orientada por João Silva e Nuno Salema.

 

A criatividade, no caso o teatro, deverá ler e observar o outro lado, o terapêutico, e respeitar as normas consideradas importantes para o bem-estar de cada indivíduo. Deverá mesmo esclarecer-se e despojar-se de pormenores exagerados.
 
João Silva
 
Desde os tempos de Aristóteles que são conhecidos alguns dos efeitos do teatro no espectador. Mais recentemente, os potenciais terapêuticos do teatro têm sido estudados e explorados. Os convidados desta semana tem vasta experiência nesta área, e convidam-nos a explorá-la, João Silva a partir de uma das mais longas e internacionalmente reconhecidas experiências em teatro terapêutico, e Nuno Salema a partir das abordagens que uma nova geração de interessados nas pontes entre teatro e psicologia tem vindo a desenvolver. 

 


 

João Silva nasceu em Lisboa. É ator, encenador em vários formatos de teatro e autor. Trabalhou sob a direção de vários encenadores. Frequentou de 1961 a 1965 a Escola de Teatro da Casa da Comédia, sob a direção do Prof. Fernando Amado. Desde 1968 que dirige o Grupo de Teatro Terapêutico do Hospital Júlio de Matos – atual C.H.P.L., onde exerce as funções de diretor de atores, encenador e autor de textos (dramaturgo). Dirigiu, encenou e escreveu mais de uma vintena de peças. 

 
Nuno Salema é Mestre em Psicologia Clínica, docente no ISPA-IU e formador. Segue como linhas de investigação o Teatro Terapêutico e o Desenvolvimento Pessoal através da Criatividade. Tem formação em Terapias Corporais. Desenvolveu projectos de formação, terapia e desenvolvimento pessoal em diferentes contextos institucionais. Trabalhou as técnicas de trabalho teatral, em particular o teatro do improviso, com grupos de jovens de risco e pessoas portadoras de deficiência e com experiências de institucionalização em hospitais psiquiátricos. É actor e encenador.

 

Saiba mais »

 

A entrada é livre mediante reserva e limitada aos lugares disponíveis.