O seu browser não suporta JavaScript! Adolescência, Escola e Saúde Mental: Diálogos Transculturais | ISPA – Instituto Universitário
PT

Adolescência, Escola e Saúde Mental: Diálogos Transculturais

Adolescência, Escola e Saúde Mental: Diálogos Transculturais
CEC Co(n/m)Vida | Adolescência, Escola e Saúde Mental: Diálogos Transculturais
CEC Co(n/m)Vida

Sexta, Maio 31, 2019 - 11:00

Sexta, Maio 31, 2019 - 12:30


Sala de atos

Irá realizar-se, no próximo dia 31 de maio de 2019, o 3.º encontro do ciclo CEC Co(n/m)Vida, à luz do tema Adolescência, Escola e Saúde Mental: Diálogos Transculturais.

 

Ana Isabel Pereira e Maria Inês Machado serão as convidadas deste encontro.

 

Os processos migratórios são frequentemente marcados por uma violência que se agrava nos contextos de acolhimento, ao mesmo tempo que as políticas e modalidades de acolhimento se revelam insuficientes e inadequadas, sendo este mal-estar traduzido muitas vezes em manifestações psíquicas e sociais.
Durante o período da adolescência, período particular de transformações e reformulações, a situação migratória e transcultural mobiliza uma conflitualidade entre as representações culturais e identificatórias dos países de origem e de acolhimento.
Percursos migratórios vulneráveis, dificuldades socioeconómicas e diferenças culturais e linguísticas acentuadas assumem-se como factores predominantes quando pensamos nos numerosos casos de insucesso escolar dos migrantes em Portugal, gerados e geradores de múltiplos contextos de exclusão.
A partir do trabalho de investigação e do trabalho clínico do CEC, propomos um diálogo entre a escola e a saúde mental nos adolescentes em situação transcultural.

 

A entrada é livre.