O seu browser não suporta JavaScript! Psicologia - especialização Psicologia Social e das Organizações | ISPA – Instituto Universitário
PT

Newsletter ISPA

Psicologia - especialização Psicologia Social e das Organizações

Psicologia - especialização Psicologia Social e das Organizações
Prémio de Psicologia - Atribuido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Estágios

Estágio Curricular: Incluído no plano curricular do curso é obrigatório para a sua conclusão. A duração, funcionamento e procedimentos de estágio são as definida no plano de estudos do curso e no respectivo regulamento de estágios. O estágio curricular é supervisado por um orientador no local de estágio e enquadrado pela unidade curricular de seminário de estágio, no ISPA.

 

Estágio Extracurricular: Estes estágios complementam a formação adquirida em contexto curricular sendo o plano de estágio, duração e demais condições de realização definidas entre o estudante e a instituição de acolhimento. Os estágios extracurriculares poderão ser enquadrados pelo GESP e constar no Suplemento ao Diploma na condição de que exista aprovação prévia do plano de estágio pela Direcção de Curso. Nestes casos o ISPA proporciona o Contrato de Estágio. O Seguro de acidentes pessoais e outros que eventualmente sejam necessários são da responsabilidade da Instituição de acolhimento ou do estudante.

 

Estágio Profissional: O objetivo da realização do estágio profissional prende-se com a aplicação, em contexto real de trabalho, dos conhecimentos teóricos decorrentes da formação académica, promovendo o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas concretos e a aquisição de competências e métodos de trabalho indispensáveis a um exercício competente e responsável da atividade profissional. O ISPA, nas suas diferentes áreas de intervenção e extensão, possibilita a realização de Estágios Profissionais, através de protocolo estabelecido com a Ordem dos Psicólogos Portugueses. Essas oportunidades estão sujeitas à disponibilidade e necessidade das diferentes estruturas do ISPA bem como á possibilidade dessas estruturas proporcionarem ao estagiário condições de realização de estágios que se traduzam em mais-valias para a sua formação, permitindo a aplicação, em contexto real de trabalho, dos conhecimentos teóricos decorrentes da formação académica, o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas concretos e a aquisição de competências e métodos de trabalho indispensáveis a um exercício competente e responsável da atividade da Psicologia, designadamente nas suas vertentes técnica, científica, deontológica e de relacionamento interpessoal

 

Estágio internacional: No âmbito do Programa ERASMUS, encontra-se prevista a Mobilidade para estágios que permite a realização de estágios em instituições de ensino superior, empresas, laboratórios ou centros de investigação. O estágio tem de ser realizado em contexto de trabalho e a tempo inteiro e pode ser curricular ou extracurricular, ficando neste ultimo caso, reconhecido em Suplemento ao Diploma. Estão excluídas desta modalidade Instituições Europeias (incluindo Agências Europeias); Organizações gestoras de programas europeus; Representações diplomáticas do país do estudante sediadas no país de acolhimento (embaixadas, consulados, etc).

 

O Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais (GESP) gere uma bolsa de estágios e instituições parceiras, procedendo, numa base regular e em articulação com as Direcções de Curso, à avaliação da sua qualidade cientifica e pedagógica de acordo com os requisitos e pressupostos constantes nos objectivos dos cursos e dos regulamentos de estágio. Adicionalmente os estudantes são incentivados a procurarem de forma ativa locais de estágio que possam atender de forma especifica os seus interesses e espetativas formativas e de inserção na vida ativa.
Os procedimentos de organização e afectação de estágios são os descritos:
1. O GESP procede anualmente á actualização da bolsa de estágios em articulação com as entidades de acolhimento parceiras e com os estudantes (no caso dos estágios autopropostos). Nesta fase serão identificados todos os requisitos de estágio, em particular o plano de estágio com a descrição das tarefas a realizar em contexto de estágio.
2. O GESP, o estudante estagiário e a instituição de acolhimento procedem à formalização do contrato de estágio que será assinado em triplicado ficando cada uma das partes com uma cópia do mesmo.
3. O GESP envia à entidade de acolhimento a Declaração de Seguro Escolar (apenas para estágios curriculares) dos estudantes estagiários nela colocados, acompanhada pela respetiva credencial.
4. Após a conclusão do estágio, as instituições de acolhimento, os estudantes e os docentes dos seminários de estágio (no caso de estágios curriculares) procedem à avaliação do estágio preenchendo para o efeito questionários específicos. Este procedimento deverá ocorrer nos 30 dias após a conclusão do estágio. Os questionários são preenchidos em suporte eletrónico ou, nos casos em que se revele conveniente, em suporte papel.

As instituições que pretendam propor estágios curriculares ou extracurriculares poderão faze-lo contactando directamente o GESP (gesp@ispa.pt).