O seu browser não suporta JavaScript! Psicologia-Ciências Psicológicas | ISPA – Instituto Universitário
PT

Newsletter ISPA

Psicologia-Ciências Psicológicas

Psicologia-Ciências Psicológicas
Prémio de Psicologia - Atribuido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Apresentação do Curso

A licenciatura em Ciências  Psicológicas (1º ciclo) é parte integrante do Mestrado Integrado em Psicologia e confere aos estudantes  um conjunto de conhecimentos e competências nas áreas básicas da Psicologia permitindo o contacto com as principais teorias e métodos desta disciplina e áreas científicas afins, indispensáveis a uma compreensão global e integrada do comportamento humano, habilitando para a utilização crítica do conhecimento e para a pesquisa, na observância de exigências éticas próprias da Psicologia.

 

A Licenciatura em ciências Psicológicas (1º ciclo do Mestrado Integrado em Psicologia) permite o prosseguimento de estudos de mestrado (no ãmbito do Mestrado Integrado em Psicologia), numa das suas três áreas de especialização: Psicologia Clínica, Psicologia Educacional, Psicologia Social e das Organizações ou o acesso a outro ciclo de estudos de mestrado (2.º ciclo) na área da psicologia ou noutra área de estudos.

O acesso e o exercício autónomo da psicologia pressupõe uma formação de nivel superior de 5 anos (1.º + 2.º ciclos) nesta área do conhecimento e o cumprimento dos restantes requisitos definidos pela Ordem dos Psicólogos.

 

A formação em Psicologia do ISPA é consonante com o Projecto Europeu do Diploma de Psicologia e com as formações em Psicologia ministradas na grande maioria dos países europeus.

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) CEF/0910/12682.

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série).

Despacho de Adequação do Ciclo de Estudos.

Direcção do Curso

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O plano de estudos da licenciatura em Ciências Psicológicas têm a duração de 3 anos/6 semestres curriculares (180 ECTS).

 

O ISPA proporciona aos seus estudantes a oportunidade de frequência de programas de mobilidade e intercâmbio, ao abrigo de um vasto conjunto de protocolos de colaboração com universidades internacionais de referência, em particular no espaço europeu, na América do norte e Brasil.

 

Objectivos do Curso

O curso respeita as orientações do grupo de trabalho, nomeado ministerialmente, para definir os “conteúdos mínimos” dos cursos da área da Psicologia em Portugal, em que, desde o início, o ISPA esteve representado. Respeita também as orientações do Diploma Europeu de Psicologia.

 

O curso tem como objectivo geral a qualificação profissional de Psicólogos em conformidade com o EuroPsy/Diploma Europeu de Psicólogo.

Saídas Profissionais e Estruturas de Intervenção

Entre as entidades empregadoras contam-se nomeadamente empresas, hospitais, serviços de saúde públicos e privados, serviços de segurança, e assistência social, estabelecimentos de ensino, serviços prisionais e de reinserção social, órgãos de administração central e local, empresas e organizações de solidariedade e apoio social, entre outros.

Horário do Curso

Diurno ou Pós-laboral

Vagas, Calendários, Propinas

Calendário de Acesso e Ingresso (apresentação de candidaturas)

 

Calendário Letivo

 

 

Vagas de Acesso por Concurso/Regime de candidatura

Estágios

 

Mais informações

Telefone para mais informações

E-mail para mais informações