A licenciatura em Ciências Psicológicas (1º ciclo) é parte integrante do Mestrado Integrado em Psicologia e confere aos estudantes um conjunto de conhecimentos e competências nas áreas básicas da Psicologia permitindo o contacto com as principais teorias e métodos desta disciplina e áreas científicas afins, indispensáveis a uma compreensão global e integrada do comportamento humano, habilitando para a utilização crítica do conhecimento e para a pesquisa, na observância de exigências éticas próprias da Psicologia.
A Licenciatura em ciências Psicológicas (1º ciclo do Mestrado Integrado em Psicologia) permite o prosseguimento de estudos de mestrado (no ãmbito do Mestrado Integrado em Psicologia), numa das suas três áreas de especialização: Psicologia Clínica, Psicologia Educacional, Psicologia Social e das Organizações ou o acesso a outro ciclo de estudos de mestrado (2.º ciclo) na área da psicologia ou noutra área de estudos.
O acesso e o exercício autónomo da psicologia pressupõe uma formação de nivel superior de 5 anos (1.º + 2.º ciclos) nesta área do conhecimento e o cumprimento dos restantes requisitos definidos pela Ordem dos Psicólogos.
A formação em Psicologia do ISPA é consonante com o Projecto Europeu do Diploma de Psicologia e com as formações em Psicologia ministradas na grande maioria dos países europeus.
Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Processo (A3ES) CEF/0910/12682.
Processo (A3ES) ACEF/1112/12682
Despacho de Adequação do Ciclo de Estudos
Plano de Estudos (D.R. 2.ª série)
O plano de estudos da licenciatura em Ciências Psicológicas têm a duração de 3 anos/6 semestres curriculares (180 ECTS).
O ISPA proporciona aos seus estudantes a oportunidade de frequência de programas de mobilidade e intercâmbio, ao abrigo de um vasto conjunto de protocolos de colaboração com universidades internacionais de referência, em particular no espaço europeu, na América do norte e Brasil.
O curso respeita as orientações do grupo de trabalho, nomeado ministerialmente, para definir os “conteúdos mínimos” dos cursos da área da Psicologia em Portugal, em que, desde o início, o ISPA esteve representado. Respeita também as orientações do Diploma Europeu de Psicologia.
O curso tem como objectivo geral a qualificação profissional de Psicólogos em conformidade com o EuroPsy/Diploma Europeu de Psicólogo.
Entre as entidades empregadoras contam-se nomeadamente empresas, hospitais, serviços de saúde públicos e privados, serviços de segurança, e assistência social, estabelecimentos de ensino, serviços prisionais e de reinserção social, órgãos de administração central e local, empresas e organizações de solidariedade e apoio social, entre outros.
Diurno ou Pós-laboral
Calendário de Acesso e Ingresso (apresentação de candidaturas)
Calendário Letivo
Valores de Inscrição e Propina
Vagas de Acesso por Concurso/Regime de candidatura