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Psicologia

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Prémio de Psicologia - Atribuido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Apresentação do Curso

Os três primeiros anos do Mestrado Integrado em Psicologia (1.º ciclo - licenciatura em Ciências Psicológicas) conferem aos estudantes um conjunto de conhecimentos e competências que constituem o alicerce da especialização que decorre nos dois últimos anos. Nesta primeira fase de formação os estudantes adquirem conhecimentos nas áreas básicas da Psicologia, contactando com as principais teorias e métodos desta disciplina. Obtêm igualmente formação em áreas científicas afins, indispensáveis a uma compreensão global e integrada do comportamento humano, habilitando para a utilização crítica do conhecimento e para a pesquisa, na observância de exigências éticas próprias da Psicologia.

 

Nos dois últimos anos (2.º ciclo do Mestrado Integrado), os estudantes especializam a sua formação, adquirindo predominantemente formação teórico-prática na área de especialização de Psicologia Clínica ou Psicologia Educacional ou Psicologia Social e das Organizações, através do dominio aprofundado de Metodologias de Investigação, Modelos, Teorias e Técnicas da Psicologia. Estes dois últimos anos conferem uma formação avançada que permite o exercício autónomo de Psicologia desde que cumpridos os demais requisitos definidos pela Ordem dos Psicólogos.

 

A formação em Psicologia do ISPA é consonante com o Projecto Europeu do Diploma de Psicologia e com as formações em Psicologia ministradas na grande maioria dos países europeus.

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) CEF/0910/12682.

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série).

Despacho de Adequação do Ciclo de Estudos.

Direcção do Curso

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O plano de estudos do Mestrado Integrado em Psicologia integra um 1ª Ciclo de formação generalista, com a duração de 3 anos/6 semestres curriculares (180 ECTS) que confere o grau de licenciado em Ciências Psicológicas e um 2º Ciclo, com a duração de 2 anos/4 semestres curriculares (120 ECTS) que confre o grau de mestre em Psicologia numa de três áreas de especialização: Psicologia ClínicaPsicologia Social e das OrganizaçõesPsicologia Educacional.

 

O ISPA proporciona aos seus estudantes a oportunidade de frequência de programas de mobilidade e intercâmbio, ao abrigo de um vasto conjunto de protocolos de colaboração com universidades internacionais de referência, em particular no espaço europeu, na América do norte e Brasil.

 

A conclusão do 1º Ciclo confere o grau de Licenciado em Ciências Psicológicas.

 

A conclusão do Ciclo Integrado de Estudos (5 anos/10 semestres) confere o grau de Mestre em Psicologia numa das três áreas de especialização e permite o acesso a ciclos de estudos conducentes ao grau de Doutor (3ºs Ciclos).

Objectivos do Curso

O curso respeita as orientações do grupo de trabalho, nomeado ministerialmente, para definir os “conteúdos mínimos” dos cursos da área da Psicologia em Portugal, em que, desde o início, o ISPA esteve representado. Respeita também as orientações do Diploma Europeu de Psicologia.

 

O curso tem como objectivo geral a qualificação profissional de Psicólogos para atribuição do EuroPsy/Diploma Europeu de Psicólogo. A concessão do grau de mestre pressupõe a demonstração das seguintes competências fundamentais:

  • Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível em que:
    • Sustentando-se nos conhecimentos obtidos ao nível do 1.º ciclo, os desenvolva e aprofunde;
    • Permitam e constituam a base de desenvolvimentos e ou aplicações originais, nomeadamente em contexto de investigação;
  • Saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo.
  • Possuir capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem.
  • Ser capazes de comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.
  • Possuir competências de aprendizagem que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.

Saídas Profissionais e Estruturas de Intervenção

Entre as entidades empregadoras contam-se nomeadamente empresas, hospitais, serviços de saúde públicos e privados, serviços de segurança, e assistência social, estabelecimentos de ensino, serviços prisionais e de reinserção social, órgãos de administração central e local, empresas e organizações de solidariedade e apoio social, entre outros.

Horário do Curso

Diurno ou Pós-laboral

Vagas, Calendários, Propinas

Calendário Letivo
Vagas de Acesso por Concurso/Regime de candidatura

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